terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Rubrica "Visita da Semana"

Para dar início a esta rubrica de sugestão de “Visita da Semana”, optei por apresentar alguns aspectos relevantes da nossa vila medieval de Óbidos. Esta vila guarda séculos de história entre as suas muralhas. Com um vasto património de arquitectura religiosa e vestígios histórico-monumentais foi palco de reis e rainha, aliás é considerada a vila das rainhas desde o reinado de D. Dinis quando este a doou como dote de casamento à sua amada… É uma vila de eventos culturais, artísticos e turísticos… e passo assim a dar ênfase a alguns pelas suas características únicas e que atraem todos os anos milhares de visitantes…

Óbidos Vila Natal – com a chegada do mês de Dezembro, a vila de Óbidos reveste-se de luz, cor e fantasia. Repleto de momentos especiais, alegria e animação, este espaço convida crianças e adultos a viver experiências mágicas, entre inúmeras brincadeiras e diversões.

Festival Internacional do Chocolate – Março (este ano 4 a 14 de Março) – Chocolate, uma palavra mágica que em Óbidos assume um significado muito especial. É o maior evento organizado pelo município que todos os anos recebe cerca de 200 mil pessoas. Este certame tem vindo a subir a qualidade da oferta. Mais espaço, mais actividades, mais esculturas em chocolate…mas a mesma magia!


Semana Santa de Óbidos (28 de Março a 4 de Abril - Despertando o maior interesse do ponto de vista turístico, a Semana Santa, desde cedo, revelou-se como o melhor cartaz de Óbidos e, inegavelmente, apresenta as mais impressionantes cerimónias religiosas do seu género no Oeste e no país, para além de um programa cultural com concertos, exposições, autos, atraindo milhares de portugueses e estrangeiros a Óbidos.

Mercado Medieval de Óbidos (2 a 18 de Julho de 2010) – Desde 2002 que Óbidos, assumidamente faz uma viagem ao passado. O mercado Medieval é, sem dúvida, um dos grandes eventos de Óbidos. Neste “mergulho na História”, Óbidos voa para outras épocas. Com o castelo como pano de fundo, centenas de actores e figurantes, vestidos a rigor; pelas ruas da vila encontram-se personagens , feirantes, almocreves, malabaristas, bailarinas, jograis, músicos, lutadores, nobres e até mendigos e vítimas da peste…Os milhares de visitantes vivem o passado de uma forma atractiva saboreando a ginjinha e as verdadeiras delícias nas tasquinhas…Para além dos espectáculos, o visitante é confrontado com episódios burlescos, escaramuças com guerreiros, entre muitas outras peripécias… Espalhados pelo recinto estão dezenas de artesãos que, ao vivo, mostram a sua arte. Por meia dúzia de Torreões (a moeda oficial do Mercado), os visitantes podem comprar de tudo um pouco desde trajes da época, passando por sapatos, jóias, ou as tradicionais mezinhas…

Para além destes eventos Óbidos recebe outros não menos importantes como a Procissão dos Fogaréus a 13 de Abril, Maio Barroco, Junho das Artes, Semana Internacional do Piano, Temporada do Cravo, entre outros…

Para além destes eventos também poderá optar por fazer uma visita genérica à vila de Óbidos que percorre os principais monumentos e locais da vila: Porta da Vila, Igreja de São Pedro, Igreja da Misericórdia, Praça de Stª. Maria, Igreja de Santa Maria, Castelo, Jogo da Bola, entre outros, incluindo visitas aos Museus e Galeria.

Pode também optar pelos circuitos temáticos:

Rainhas e Outras Senhoras – a vila das Rainhas, da pintora Josefa d’Óbidos e dos amores de Bocage revela-se aos seus visitantes... homens incluídos. Nas suas ruas, praças e monumentos estão símbolos da presença dessas mulheres. Uma homenagem a todas as mulheres da história de Óbidos porque certamente é a elas que lhe devemos a sensibilidade e harmonia desta vila mágica.

Ambiente Histórico de Óbidos - a "Vila Medieval" também é um espaço urbano do Renascimento e do Barroco. Circule pela vila e pela sua história percebendo a evolução e transformação dos seus habitantes e o consequente reflexo na malha urbana.

A Pintura Antiga em Óbidos - Séculos de devoção e de gosto pela arte fizeram de Óbidos um verdadeiro museu, com uma considerável colecção de pintura dos séculos de ouro da pintura portuguesa. Baltazar Gomes Figueira e sua filha Josefa de Óbidos são os nomes mais conhecidos, mas aos quais teríamos de juntar outros como Diogo Teixeira e André Reinoso.

O Azulejo em Óbidos - Óbidos é uma aula sobre o azulejo em Portugal. Um painel de culturas que absorveu todas as inovações nacionais e internacionais que fizeram do azulejo a mais forte expressão artística em Portugal. Óbidos permite traçar uma linha histórica desde os azulejos hispano-mouriscos, aos padrões têxteis do século XVII, ao pioneiro azul e branco, às grandes composições joaninas.

O Barroco Joanino do S. S. da Pedra - O Santuário Senhor Jesus da Pedra e o culto que lhe é inerente é dos mais curiosos e interessantes da Estremadura. Começando pela própria imagem do Senhor Jesus da Pedra, misteriosa nas suas origens e enigmática nas formas de representação de Cristo crucificado. Este templo revela-se uma das principais obras barrocas em território nacional, dado a extravagância das suas plantas e alçados e por ser genuinamente uma obra portuguesa.

A Herança Medieval - Conheça a herança medieval visível e invisível da vila de Óbidos. Sobre edifícios de épocas posteriores esconde-se o conhecimento de uma época fascinante, em que se cruzaram cristãos, judeus e mouros.

Espero que tenha despertado o vosso interesse e quando tiverem uma oportunidade visitem Óbidos, Vila com alma e muita magia…Para a semana há mais novidades, e uma nova “visita da semana”…até lá!

Elsa Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário