O Programa Comenius é um subprograma do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida e visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação ao nível de todos os intervenientes no ensino. Os dois objectivos específicos deste Programa são sensibilizar os jovens e o pessoal docente para a diversidade e o valor das culturas europeias e ajudar os jovens a adquirir as aptidões e competências de vida básicas necessárias para o seu desenvolvimento pessoal, para a sua futura vida profissional e para uma cidadania activa. A parceria multilateral pretende promover a cooperação transnacional entre escolas, propiciando aos alunos e professores de pelo menos três países participantes a oportunidade de trabalharem em conjunto num ou mais tópicos de interesse comum.
E foi esta perspectiva que me motivou, há algumas semanas atrás, a procura através da rede Etwinning, de escolas de outros países que partilhassem os mesmos interesses na área do turismo, da troca de experiências e vivências culturais, históricas e sociais. Foi com agrado que recebi feedback positivo de uma Escola da Bulgária e foi ainda com mais espanto que conseguimos juntar neste projecto oito parceiros Bulgária, Itália, Turquia, Polónia, Roménia, Macedónia, Espanha e a nossa Escola (Portugal).
Como sabemos o Turismo é um factor económico e social de desenvolvimento. O objectivo principal deste projecto é divulgar e promover os países na Europa com base na identidade nacional de cada um utilizando as novas redes sociais para tornar o produto turístico apelativo. Os alunos deverão ser animadores turísticos, à parte de terem conhecimentos específicos do seu país deverão adquirir competências importantes na provisão dos serviços turísticos: serviço de guias, animadores, conhecimentos específicos da história, cultura, tradições, etnografia, gastronomia e património, atracções naturais, divertimentos, compras, transportes, entre outros. O resultado final do projecto é a criação de um Guia Turístico, CD Multimédia e Blog em duas línguas, inglês e, no nosso caso, o português. Este programa permitirá a troca de experiências, a exploração de diferentes aspectos da diversidade cultural, social e económica europeia, o aumento dos conhecimentos gerais e a capacidade de compreender e apreciar perspectivas diferentes. Este projecto deverá ser integrado na actividade regular da escola, no seu currículo e envolver vários grupos de turmas de forma a ter o maior impacto possível na escola.
Foi fundamental o apoio do Dr. Sérgio Fernandes, Coordenador de Centro de Formação Contínua, que lida com muita destreza com estes projectos internacionais. Concluímos assim esta primeira etapa que incluiu o preenchimento, justificação e submissão da candidatura e agora resta-nos esperar… e desculpem-me a redundância mas esperemos que este projecto seja aprovado para podermos “pôr mãos à obra”…
Professora Elsa Silva
(Responsável pelo Projecto)
Sem comentários:
Enviar um comentário