Uretra – canal que atravessa a próstata e o pénis até à extremidade deste para permitir a saída do esperam ou da urina pelo meato.
Epidímo – órgão cilíndrico que se estende por detrás do testículo.nele desembocam os canais deferentes, que são uma rede de condução seminal que existe dentros dos testículos. Continua no canal deferente.
Testículos – as duas glândulas sexuais masculinas, com forma oval e tamanho de uma ameixa, embora possa variar de pessoa para pessoa; geralmente o direito é maior que o esquerdo. Encontram-se fora do corpo porque funcionam melhor a temperatura mais baixa que a corporal, donde a importância de não usar roupa apertada, pois prejudica o funcionamento testicular. Têm uma dupla função: produzem os espermatozóides (células reprodutoras masculinas e principais componentes do esperma) e produzem hormonas (testosterona é a mais importante) que facilitam a activação das funções sexuais masculinas.
Próstata – glândula pequena (tamanho de uma castanha), com duas “válvulas”: uma mantém a quantidade de esperma que pode ser expulso em cada ejaculação e a outra deixa passar uma vezes o esperma e outras a urina, impedindo que se misturem. Produz um líquido que misturado com o esperma, forma o líquido seminal e que conserva os espematozóides.
Glândulas de Cowper – segregam um líquido que é vertido na uretra que fica limpa e lubrificada e favorece a expulsão do esperma quando há ejaculação.
Vesículas seminais – depósitos de espermatozóides maduros, sendo a sua capacidade a de uma ejaculação. Fabricam o líquido seminal para nutrir e proteger o esperamtozóides. Quando estão cheias, podem ser esvaziadas de modo reflexo e insconsciente, provocando a chamada “polução nocturna”.
Canal deferente – canal pelo qual os espermatozóides sobem até às vesículas seminais.
Sofia Ferreira
Unidade de Educação Sexual
Imagem: APF
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Conhecer o corpo (3) - Os rapazes por dentro…
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário