“A dependência ao álcool registou uma mudança de padrão. Há uma década os alcoólicos dependentes tinham entre 40 e 50 anos. Hoje estão na casa dos 20/30 anos e o consumo tem como objectivo obter um estado alterado de consciência”, afirma Célia Franco, psiquiatra do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra.
Os novos alcoólicos jovens iniciam o consumo na adolescência, por volta dos 14 anos. Ao contrário dos adultos de meia-idade, não têm uma vida estruturada e uma personalidade definida, o que provoca graves prejuízos para a sua saúde mental. O álcool altera o funcionamento a nível neurológico e pode resultar em psicoses e comportamentos desadequados, sobretudo a nível familiar e profissional.
(…) Segundo a psiquiatra, faltam estudos que analisem o impacto desta dependência e de outras, nomeadamente as drogas e o tabagismo, cujos consumos estão associados. (…)
http://www.cienciapt.net/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=98704&Itemid=341
Belo Video Clip! Por vezes não nos apercebemos como as nossas acções causam efeito nas pessoas que nos rodeiam. A cena do impacto dos carros está espectacular e ilustra bem isso!
ResponderEliminarGostei muito de ver.
Obrigado Georgina.