quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

As carícias

No post sobre alimentos afrodisíacos, apelávamos ao sentido do gosto… ora, todos os sentidos estão envolvidos na sexualidade e hoje apelaremos ao sentido do tacto.
A pele é considerada o principal órgão sensitivo, pois sob a epiderme, encontram-se muitos capilares e terminações nervosas. As carícias fazem parte da relação a dois e é importante conhecer as partes do próprio corpo e do outro, que mais agrada que sejam acariciadas.
Existem partes do corpo particularmente sensíveis à excitação sexual – as zonas erógenas. São zonas com maior irrigação sanguínea e inervação, sendo a zona genital, a principal. As zonas erógenas dos rapazes são principalmente a glande do pénis e o escroto; nas raparigas, a entrada da vagina, os pequenos lábios e o clítoris. Outras partes são comuns a ambos os sexos e variam em função da sensibilidade de cada um: os seios, que reagem ao estímulo com a erecção do mamilo e a expansão da aréola; as nádegas, pela sua proximidade da zona genital; os lábios; os pés, os lobos das orelhas e a nuca, entre outras.
As carícias e os beijos são os comportamentos sexuais privilegiados nos primeiros encontros. Começas, assim, a descobrir-te a ti próprio e ao outro…

Sofia Ferreira
Unidade de Educação Sexual

Sem comentários:

Enviar um comentário