segunda-feira, 12 de abril de 2010

Conhecer o corpo (4) - As raparigas por dentro…

Trompas de Falópio – são dois canais (com cerca de 10 cm) que ligam a parte superior do útero aos ovários. Depois da ovulação a trompa fica encarregada de conduzir o óvulo (ou o embrião, se houver fecundação) até ao útero.
Ovários – têm o tamanho e a forma de uma amêndoa e encontram-se neles os óvulos que estão armazenados em bolsas chamadas folículos. Na puberdade, a hipófise produz hormonas que viajam pela corrente sanguínea até aos ovários, fazendo com que, todos os meses, amadureça um folículo que liberta um óvulo maduro. É a este fenómeno que se chama ovulação.
Útero – tem o tamanho e a forma de uma pêra invertida, é revestido pelo endométrio.

O ciclo menstrual

Mensalmente, há produção de hormonas, amadurece um óvulo (que se encontra dentro do folículo) e o endométrio (revestimento do útero) engrossa para receber o embrião. Por volta do 14.º dia, ocorre a ovulação: o folículo rompe-se e o óvulo é libertado em direcção à trompa de Falópio, iniciando o seu percurso até ao útero. Nesta altura, há uma secreção vaginal abundante e mais líquida (que se torna progressivamente mais pegajosa e escassa); algumas mulheres sentem dores ou mal-estar abdominal.
Se na sua “viagem” pela trompa de Falópio, o óvulo não encontra espermatozóides desintegra-se e sai pela vagina (geralmente antes da menstruação). Os níveis hormonais baixam, o revestimento uterino é eliminado, ocorrendo a menstruação.
Se o óvulo encontra espermatozóides, ocorre a fecundação/concepção, o ciclo é interrompido e o endométrio acolhe o embrião (resultante do encontro entre o óvulo e o espermatozóide) e vai aumentando à medida que o feto vai crescendo. A menstruação recomeçará algumas semanas após o nascimento do bebé.

Sofia Ferreira
Unidade de Educação Sexual

Imagem: APF

Sem comentários:

Enviar um comentário