quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ser homem e ser mulher


A nossa identidade sexual, como homem ou como mulher, forma-se à medida que crescemos e vamos desenvolvendo as características próprias do nosso sexo, fisicamente (ver posts anteriores) e psicologicamente.
O sexo determina muitíssimo a vida de cada um de nós e conhecer as diferenças entre ambos os sexos ajuda-nos a compreender-nos a nós e aos outros e a relacionarmo-nos.
As investigações têm mostrado que os cérebros dos homens e das mulheres processam a linguagem, as emoções, o conhecimento e a informação de forma diferente. De acordo com Edward O. Wilson (investigador na Sociobiologia), as mulheres tendem a ser melhores que os homens em empatia, em competências verbais, sociais e de protecção, entre outras, enquanto que os homens tendem a ser melhores em competências matemático-espaciais, nas de agressão relacionada a hierarquia, e outras.
A sociedade vai também “modelando” os papéis atribuídos ao homem e à mulher, o que nos permite saber o que é que os outros esperam de nós, em certas situações. Aqui tem havido algumas mudanças, por exemplo, em relação à iniciativa para o primeiro encontro: a rapariga podia insinuar-se, discretamente, mas era o rapaz que tinha de tomar a iniciativa. Actualmente, tanto o rapaz como a rapariga poderão propor o primeiro encontro…
Independentemente do sexo, cada um de nós tem as suas características próprias e vivenciamos cada situação, à nossa maneira… por isso, é importante conhecermo-nos a nós e procurar conhecer o outro, para construir a relação…

Sofia Ferreira
Unidade de Educação Sexual

Sem comentários:

Enviar um comentário