quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dás-me um Beijinho??








Um dos actos humanos mais comuns, o beijo pode ser sinal de paixão, afecto, respeito e amizade. Pode ser ainda uma demonstração de humildade ou de euforia. Mas nem sempre existiu como hoje, nem é praticado por todos os povos. E muda conforme os costumes…


Acontece que beijar, como mamar o seio da mãe enquanto bebés, persiste na vida adulta "como um gesto de conforto fortemente associado a relações amorosas", escreve Desmond Morris. O homem, portanto, aprende a beijar desde que vem ao mundo. Chuak!!....... Somos uns beijoqueiros por natureza!


O beijo no rosto vem da época em que os humanos dependiam muito mais do olfacto para sobreviver…Como? Os homens cheiravam-se uns aos outros (e ainda não havia nem desodorizantes, nem perfumes, nem gosto por uma boa banhoca….arrepiante….), para saber se pertenciam a uma tribo estranha e eventualmente inimiga.


Supõe-se que cada grupo devia ter um odor característico,(hum…tão bom…) o cheiro do grupo (ainda melhora, esperem). O beijo no rosto, portanto, não nasceu como expressão de carinho ou prazer,

mas como meio de defesa. (Se não cheiras como nós, levas cacetada!).


Talvez por isso os povos acostumados a habitar um ambiente hostil ou forçados a viver em pé de guerra praticamente desconhecem o costume de beijar por carinho. Há mesmo um provérbio no Sudão que diz: "Jamais beijes quem seja capaz de te devorar", bem, a não ser que seja um vampirinho ou um lobisomem musculado, estão vocês a pensar….ou uma Angelina Jolie…oh! Beyoncé…



E nos contos de fadas? o príncipe devolve a vida à Bela Adormecida e a Branca de Neve, vítimas de um feitiço da bruxa com o quê? Com uma beijoca profunda e apaixonada….não é bonito??


Há factos interessantes sobre o beijo…a saber:


Sabem que um beijo movimenta 29 músculos, 12 dos lábios e 17 da língua?

As pulsações cardíacas durante o beijo saltam de 70 para 140 por minuto….

O Mau hálito pode destruir o beijo. Aliás, ele destrói a tua vida social, totalmente! (lava bem os dentes, cuida da tua higiene oral…)

Além disso, um só beijo pode queimar de 3 a 12 calorias, dependendo da sua intensidade, quem precisa de dieta?



Antes de mais é importante saber que se o teu primeiro beijo correr mal, não te preocupes. A experiência vai melhorá-lo. É como tudo na vida. Lembras-te quando aprendes-te a ler e a escrever? No início era difícil mas todas as pessoas evoluem com a prática. Não tenhas vergonha de não saber. Ninguém nasce com um livro de instruções. Acontecerá naturalmente. Não te esqueças que os passos mais importantes são a vontade dos dois e a naturalidade da situação. Vive o momento com tranquilidade.

Alguns tipos de Beijo, curiosidades a saber:


Beijo Francês: Ah, Paris…Nunca lá fui, mas não há melhor país no mundo para dar nome ao mais saboroso dos beijos: o de língua. Os românticos franceses inspiraram o apelido do beijo onde as línguas se entrelaçam. A ironia é que em França o beijo com língua é chamado beijo inglês. Bem, inglês? Não sei…


Beijo Conde Drácula: Ui…É o beijo que se estende até o pescoço. O maior perigo deste beijo é deixar o conde Drácula empolgar-se e deixar o famoso chupão no pescoço….nada agradável, todos ficam a saber, ou temos de andar com gola alta durante o Verão! (não dá muito jeito…)


Beijo Roda gigante: para praticar o beijo roda gigante, é preciso ter muito equilíbrio e controlar as vertigens. Este tipo de beijo exige sincronia total, já que o casal beijoqueiro passa o tempo a virar a cabeça de um lado para o outro e a qualquer descuido, carolas podem bater! (ficamos zonzos de olhar)


Beijo aspirador: Bem… É aquele em que um ou outro mete a língua na goela do companheiro e suga tudo que vê pela frente: língua, dentes, gengiva, amígdalas… Também é conhecido como beijo endoscopia, que vai da garganta, desce até o estômago e volta…impressionante!


Se és tímida (o), tenta criar um clima romântico na altura do beijo, sem muitos espectadores por perto.

Beija realmente quando sentires vontade, beijar só por que os outros te dizem não tem graça nenhuma. Lembra-te que não tens que provar nada a ninguém…

Tenta fazer com que os teus primeiros beijos aconteçam com alguém de quem tu realmente gostes, e te sintas atraída (o). Sê o mais natural possível.


Mais do que tudo, não te esqueças… Um beijo pode ser curto, longo, suave, molhado, carinhoso, apaixonado….mas para ser bom, basta ser teu!


No fundo, que sei eu? Apenas….


Unidade de Educação Sexual

Sandra Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário