quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Um tema sem título …mas muito conhecido!

Vivemos tempos difíceis, mas muito úteis para reflectirmos o que fizemos, o que andamos a fazer e que temos de fazer!
Com alguma facilidade constatamos e concluímos que estamos cada vez mais dependentes da acção, da eficiência das nossas equipas, com elevados níveis de liderança.

Num mercado em grande transformação, com ameaças e oportunidades de natureza múltipla, temos de apelar cada vez mais à nossa imaginação e à capacidade de inovação.

Temos a consciência que temos de ser mais eficientes, ser ainda mais amigo dos nossos clientes e envolvermo-nos ainda com mais paixão no que fazemos.

Até hoje habituamo-nos a viver de extras e bónus perfeitamente abundantes. Chegou o momento de todos, darem um pequeno extra de si, e algum bónus da sua disponibilidade pessoal e prestarem atenção aos pequenos detalhes que fazem a diferença.

No Turismo assistimos nos últimos tempos a grandes alterações endógenas e exógenas aos projectos, em consequência de uma tentativa de mudança generalizada de hábitos, costumes, padrões de consumo, maior exigência e maior complexidade comercial. Aos líderes obriga-os a serem cada vez mais organizados, a pensarem de forma diferente, a gerarem oportunidades com relacionamentos duradouros, agindo sempre com entusiasmo.

Vivemos a era do comércio electrónico. O mercado mudou e só atinge e mantem o sucesso em vendas, o profissional que cultive relações humanas e duradouras. É preciso dedicação e confiança ao cliente, fazendo mais do que aquilo que é pago para fazer!

A organização interna reflecte-se no exterior. Organizados dedicamo-nos mais aos nossos clientes, acompanhamos melhor o negócio e actuamos inclusive sobre os esquecidos.

Em tudo o que fazemos cada vez mais temos de o preconizar com estratégia, com acções conjugadas, com elevado espírito equipa e apoio das demais áreas da empresa.

A “venda” é uma “ciência” envolta em inúmeros processos, estratégias e metodologias, dependentes de uma liderança muito atenta a toda a organização e a todos os sinais do mercado.

Estamos perante um cenário de rara complexidade no mundo em geral. A globalização da economia impulsionada pelas tecnologias de informação e pelas comunicações é uma realidade ao qual todos estamos expostos, fazendo do conhecimento um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas.

O capital intelectual, a capacidade inovadora, a inteligência empresarial já fazem parte do dia-a-dia de muitos líderes na gestão do conhecimento e das suas equipas.
 
Dr. Paulo Fernandes
CEO - Grupo Lena

Sem comentários:

Enviar um comentário