quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Curso Técnico de Receção

Com o início do ano letivo a EHF pretende configurar uma aposta numa nova estratégia de comunicação e de contributos assente numa maior aproximação da Escola às empresas, das empresas à escola e aos alunos, de igual modo a todos os colaboradores que nela trabalham. Desta feita, julgo importante mencionar alguns marcos vincados no tempo da mais antiga oferta formativa da Escola na área da Hotelaria e Turismo: o curso técnico de receção.
Assim, em 1991, posicionada numa envolvente empresarial favorável, a direção da EPO decide criar o primeiro curso de Hotelaria, iniciando-se com o curso de Técnico de Receção nível III, a funcionar em Ourém nas instalações da ACISO.
Em 1993, é o ano do início de um passo verdadeiramente histórico e que se caracteriza pela junção das vontades e sinergias da Câmara Municipal, do Centro de Estudos de Fátima, da ACISO e da Direção da EPO que irá permitir a criação do pólo de Fátima da Escola Profissional onde passam a ser dinamizados diversos cursos na área de Hotelaria e em que o curso Profissional de Técnico de Receção assume verdadeiramente o seu posicionamento demonstrando a sua importância e mais-valia para a qualidade e reforço dos recursos humanos das unidades hoteleiras de Fátima.
Relembro, com alguma saudade o esforço coletivo dos mais diversos intervenientes da escola, que amiúde, conseguiram ganhar a confiança das entidades hoteleiras de Fátima para a oferta formativa que agora se apresentava com uma maior visibilidade e que necessitava dar mostras da suas potencialidades e na capacidade efetiva de dar resposta às necessidades do tecido empresarial para dotar os seus quadros com recursos humanos especializados.
O caminho foi longo, mas vitorioso, a persistência da Direção da Escola e o desempenho profissional dos alunos ao longo dos anos dotou o curso de uma elevada maturidade, conseguindo-se manter até hoje como uma oferta válida e pertinente na formação de profissionais nesta área.
Continua a ser ministrado na Escola de Fátima com a qualificação de nível IV.
Em dezembro de 2007, o Dec-lei 396/2007 dispõe de força jurídica para a criação de um instrumento de gestão estratégica de nível não superior que integra o Sistema Nacional de Qualificações onde estão integradas 247 qualificações profissionais certificadas das quais integra o Curso Profissional de Técnico de Receção.
 
Marina Pinto
Supervisora Técnica do curso técnico de receção

Sem comentários:

Enviar um comentário