sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Um novo ano, uma nova realidade

“ …..O sonho comanda a vida…..”, palavras sábias do poeta que se aplicam à Escola Profissional de Hotelaria de Fátima. Há muito que a EHF ambicionava um espaço próprio, uma infra-estrutura que lhe permitisse apostar em novos espaços de formação e perspectivar o aumento do número de alunos. Este ano lectivo este sonho assumiu-se como uma realidade: um novo espaço, abertura de turmas nos cursos pretendidos, criação de novos espaços de formação, dinâmicas de funcionamento específicas e essenciais na aprendizagem de futuros profissionais do sector da hotelaria e restauração.

Cozinha de postos individuais de trabalho

Sala de demonstração prática de restaurante-bar e cozinha-pastelaria

Efectivamente a criação de novos espaços de formação técnica assumiu-se como essencial para o desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de aprendizagem específicas de cada uma das áreas de formação: uma nova cozinha de aplicação, espaço que privilegia a aprendizagem individual, através da existência de postos de trabalho específicos para cada um dos alunos e onde estes encontram um conjunto de facilidades que lhes permitem efectuar as diferentes tarefas e aplicar as diversas técnicas de forma individualizada; o espaço destinado à prática demonstrativa de restaurante/bar e cozinha/pastelaria assume-se como um importante instrumento para a realização de tarefas da área, bem como para apreender conceitos e testar métodos, antes da sua aplicação no nosso restaurante. O espaço destinado ao restaurante, continua a ser um importante complemento à formação, na medida em que é aqui que são aplicadas, em contexto real, todas as aprendizagens e onde são feitas as correcções ao serviço de forma a atingir a qualidade que se pretende que os nossos alunos venham a demonstrar no mercado de trabalho. A confecção/formação direccionada ao restaurante é realizada também em espaço específico, onde a realidade de trabalho e a dinâmica de funcionamento se aproxima da existente nas unidades do sector.

Um novo espaço, uma nova realidade, uma nova dinâmica que culmina com novas áreas comuns (bar, cantina, espaço exterior). Enfim, mais uma importante etapa para uma escola que se pretende de excelência.

Elisabete Marques
Coordenadora dos Cursos de Hotelaria

Sem comentários:

Enviar um comentário