Cada vez é maior o número de turistas espanhóis e hispano falantes que visitam a nossa região, com o objetivo de garantir um serviço de qualidade e cada vez mais personalizado. A Escola Profissional de Hotelaria de Fátima, atenta a essa realidade, começou o novo ano escolar com a novidade do ensino deste novo idioma estrangeiro: o espanhol. É uma iniciativa muito interessante, que posta em marcha pretende ampliar significativamente o desempenho dos alunos da instituição, futuros profissionais do turismo na região.
A disciplina Comunicar em Espanhol que tem o duplo objetivo de iniciar os alunos neste idioma e estudar as peculiaridades da língua no mundo do trabalho, propõe uma ampla variedade de atividades úteis e estimulantes desde o enfoque comunicativo, orientadas ao âmbito laboral no setor turístico.
Inicialmente serão duas turmas de primeiro ano que vão estudar esta língua, falada por mais de 500 milhões de pessoas no mundo e uma das mais extensas geograficamente: é idioma oficial em 21 países. Com as estatísticas salta a vista a importância do estudo da mesma e o seu conhecimento, por parte de nossos profissionais, vai favorecer o conforto dos turistas.
Nem tudo é o que parece…
Mesmo assim, há pessoas que podem questionar esta decisão, argumentando a similitude do idioma português com o espanhol. De facto, são muitas as semelhanças existentes entre ambas as línguas a todos os níveis: morfológico, sintático-semântico e fonético-fonológico, mas da mesma forma são recorrentes os erros inter-línguas, assumidos, na maioria dos falantes, como suficientes para comunicar-se, o que pode provocar desde pequenas interferências na comunicação até uma total mudança de significado entre o que se disse e o que se tem querido dizer: que faria você se um cidadão que fala espanhol pede para limpar o polvo na cozinha? Saiba que nunca encontrará o animal de grandes tentáculos, mas sim muito pó onde não devia estar.
Deixar aos visitantes uma ótima impressão é um contributo importante para potenciar o território como destino turístico, acredite que o conhecimento do idioma espanhol também será fonte de cultura geral para os formandos: é a língua de Cervantes, Federico García Lorca, Borges, García Marquez, Isabel Allende, Mario Vargas Llosa, Picasso, Dalí, Gaudí e Pedro Almodóvar, entre muitas outras celebridades imortais.
Parabéns pois a Escola de Hotelaria de Fátima, mais uma vez, fez a escolha certa.
Ana Maria Salvador
Formadora de Espanhol da EHF
Sem comentários:
Enviar um comentário