quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Substâncias psicoativas em “aula.com” na EHF

As substâncias psicoativas, lícitas ou ilícitas, são aquelas que atuam no cérebro, em mecanismos relacionados com o humor e o pensamento e consequentemente influenciam o comportamento. A prevenção de consumos nocivos e de comportamentos de risco é uma das áreas prioritárias no contexto da intervenção de Saúde Escolar, definida pelo Ministério da Educação, e faz também parte do plano de educação para a saúde da EHF, este ano letivo.

Assim, nos dias 19, 20 e 21 de outubro, todos os alunos do 1.º ano puderam participar em aulas.com a Enf.ª especialista em saúde mental Lénea Coelho, do Centro de Saúde de Fátima. Esta sessão enquadrou-se no módulo atualmente a ser leccionado na Área de Integração, relacionado com a cultura e o desenvolvimento da personalidade.

O principal objetivo das sessões foi melhorar o nível de conhecimentos e compreensão dos alunos relativamente a diversos tipos de substâncias, assim como as repercussões do seu consumo desajustado no indivíduo, a nível psicológico, físico e social. Pretendeu-se fomentar o sentido crítico e refletiu-se acerca de expetativas positivas que possam existir e a realidade a elas associada. Estes aspetos foram discutidos, com a participação ativa dos alunos, incentivando-se a partilha de ideias e experiências, num ambiente bastante informal. Com esta metodologia, procurou-se promover o autoquestionamento e a análise crítica das situações, e contribuir para a tomada de decisões, de modo informado, ponderado e responsável.

Informações úteis sobre o tema:
http://www.tu-alinhas.pt/
Linha Vida – 1414 (2.ª a 6.ª feira - 10 às 20h) / info@tu-alinhas.pt
Para pais e educadores - http://www.tu-alinhas.pt/InfantoJuvenil/displayconteudo.do2;jsessionid=269CAF35D21734A459D1542B75AD6D09?numero=18869

Sofia Ferreira
Psicóloga

Sem comentários:

Enviar um comentário