Hoje é o Dia Mundial da Terceira Idade e a propósito deste Dia (proclamado pelas Nações Unidas) questiono:
Que relações temos com as pessoas que estão na Terceira Idade?
Como as vemos? Como agimos com elas?
Que relações temos com as pessoas que estão na Terceira Idade?
Como as vemos? Como agimos com elas?
É sabido que nos construímos como pessoas nas relações que estabelecemos com os outros com quem vivemos e convivemos. E que bom que é quando temos oportunidade de conviver com os avós (ou tios-avós ou vizinhos ou outros idosos)!
É muito o que podemos aprender com eles: um pouco mais sobre o nosso próprio passado, as histórias da família, como cresceram os nossos pais, como era a sociedade há alguns anos atrás, o que mudou a nível social e cultural…
É óptimo quando podemos partilhar momentos, experiências, conhecimentos, nos dois sentidos, pois também os mais velhos gostam de aprender com os mais novos, nomeadamente, com os netos adolescentes.
Visitas a sua casa, convites para virem à nossa, passeios em comum, conversas curtas ou longas (conforme o dia, o tempo disponível ou a disposição), bastam para se conviver. E porque não fazer a árvore genealógica da família, em conjunto? Os mais velhos são quem melhor pode ajudar e quem tem mais histórias giras para contar! Talvez descubras coisas interessantes! Fica a sugestão, num fim-de-semana prolongado com tanta tradição como é este que se aproxima, pode ser que haja o momento certo para começar...
Na verdade, qualquer dia é o certo para cuidarmos as relações com os outros (idosos ou não).
Sofia Ferreira
Unidade de Educação Para a Saúde
Sofia Ferreira
Unidade de Educação Para a Saúde
Sem comentários:
Enviar um comentário