terça-feira, 26 de outubro de 2010

Escola de Hotelaria de Fátima recebeu comitiva europeia

Decorreu na Escola de Hotelaria de Fátima, entre os dias 19 e 21 de Outubro, uma Visita de Estudo subordinada ao tema “Teaching Hospitality: from VET to High Education and Long Life Learning “, apoiada pelo Programa Europeu de Aprendizagem ao Longo da Vida. Os dez participantes, oriundos de diversos países Europeus – Espanha, Roménia, Itália, Lituânia, França, Polónia, Eslovénia e República Checa – eram profissionalmente relacionados com o sector da Educação: Ministérios da Educação, Organismos regionais e locais, Escolas Profissionais, além de Gestores e Professores. A língua de trabalho foi o Inglês.

Organizada pela Unidade de Cooperação Internacional da INSIGNARE, envolveu diversos Professores e Alunos da Escola de Hotelaria de Fátima (EHF).

O primeiro dia iniciou com uma abordagem genérica do sistema educativo português, dinamizada por Elvira Ferreira, docente da Escola Superior de Educação de Torres Novas. Seguiu-se a caracterização do ensino profissional, por Elisabete Marques, Coordenadora Técnica da EHF. Intervieram depois Sofia Eurico, Docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria, e Daniel Pinto, Director da Escola de Hotelaria do Oeste (em representação da rede de Escolas do Turismo de Portugal)., responsáveis pela apresentação do Ensino Superior e Ensino de Hotelaria, respectivamente.

O magnífico almoço, a primeira de várias refeições sem mácula, foi servido no Restaurante de Aplicação da EHF, confeccionado e servido por alunos dos cursos de Cozinha e de Restaurante / Bar.
A tarde foi preenchida com a caracterização das diversas modalidades de conclusão do ensino básico e secundário, para jovens e adultos, bem como da formação contínua, explicada por Sérgio Fernandes, Coordenador do Centro de Formação Contínua, bem como pelo elucidar sobre o processo RVCC – Reconhecimento e Validação de Conhecimentos e Competências, quer escolar quer profissional, descrito por Ricardo Vieira, Formador do Centro Novas Oportunidades.

O dia foi concluído com uma visita ao Santuário de Fátima, guiada pela Professora Elsa Silva, coadjuvada pelas alunas Bruna Ramos e Patrícia Gomes, do curso de Recepção, à qual se seguiu mais um excelente jantar no Restaurante de Aplicação da EHF, sob a tutela ímpar do Chefe Yannick Genard.
A manhã do segundo dia decorreu debaixo da temática “Ligação da escola ao mundo do trabalho”, com intervenções de Carlos Saraiva, do Hotel Domus Pacis, em representação da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, e de Virgílio Gomes, pela AHRESP – Associação dos Hotéis, Restaurantes e Similares de Portugal. Seguiram-se apresentações de dois participantes (Eslovénia e Rep. Checa) sobre o ensino da Hospitalidade nestes países.

Após mais um lauto almoço na EHF, e de novo sob a batuta da Profª Elsa, da Bruna e da Patrícia, os participantes visitaram o Museu da Vida de Cristo, graças à amável colaboração do Sr. Carlos Reis, gestor desse espaço, e as casas dos três Videntes, em Aljustrel. Daí partiram para o Mosteiro da Batalha e concluíram na Nazaré, percorrendo o Museu Dr. Joaquim Manso, o Sítio, a marginal e findando num saboroso jantar, num inexcedível apoio prestado pela Escola Profissional da Nazaré, personalizado na simpática companhia da sua Directora, Ana Paula Reis.

A manhã do terceiro dia foi inteiramente dedicada a uma aula prática de cozinha, na Cozinha de Aplicação da EHF, com a orientação do Chefe Yannick e de vários alunos de Cozinha, apoiados pela Profª Georgina Rocha na vertente linguística: toda a refeição foi confeccionada pelos participantes, sendo (a)provada no final com distinção.

A visita concluiu com mais apresentações individuais sobre os diversos modelos educativos e formativos na área da Hospitalidade nos países participantes, e com a redacção do relatório final de grupo, onde ficou expresso a mais elevada satisfação do grupo pela participação nesta Visita de Estudo.
Foram atingidos todos os objectivos: a troca de informações, conhecimentos e experiências sobre os diferentes métodos de ensino da hospitalidade nos diferentes países de origem dos participantes, estabelecendo-se também contactos para futuras parcerias na realização de projectos europeus.

2 comentários:

  1. Foi uma grande aventura, para mim também, pois as artes culinárias não me seduzem muito, na vertente da confecção... O mesmo não posso dizer relativamente à vertente da degustação!
    :-)
    Saltitando entre o Chef Yannick e os alunos da turma RCP.09.12, e do Português para o Inglês e para o Francês, os convidados lá conseguiam obter a imagem certa no espelho das suas línguas (todas tão diferentes!) e - embora com algumas confusões pelo meio que nos causaram algumas gargalhadas bem saudáveis - todos os pratos foram brilhantemente confeccionados e todos degustámos, com um misto de orgulho e de espanto, as deliciosas iguarias.

    ResponderEliminar
  2. Foi certamente uma experiência muito enriquecedora para todos os que participaram! Estas são oportunidades únicas para o desenvolvimento a nível profissional e também pessoal!

    ResponderEliminar