Deixemos o sexo em paz foi a peça a que pudemos assistir na passada sexta-feira, dia 9, e que muito agradou aos presentes. Esta atividade organizada pela EPO e pela EHF, aberta a toda a comunidade, tinha como objetivo principal que encarregados de educação/pais e seus educandos/filhos pudessem refletir juntos sobre as questões da sexualidade.
O monólogo, representando várias personagens diferentes, abarcou uma enorme diversidade de temas como a abordagem à sexualidade por pais/educadores, ejaculação precoce, aborto, relações afetivas, início da vida sexual e vivência da sexualidade em diferentes contextos, entre outras.
Com esta representação pudemo-nos confrontar com as dificuldades sentidas por quem não tem qualquer educação sexual ou apenas conhece uma abordagem deficitária e preconceituosa. Uma vivência saudável e responsável da sexualidade exige conhecimento, partilha, diálogo e o facto de ser ainda um tabu cria grandes dificuldades em vivê-la de forma natural e causa (muitas vezes, ainda) sofrimentos e consequências traumáticas.
Falemos então de sentimentos, relações afetivas, sexualidade e sexo, com os nossos filhos/educandos/alunos, numa perspetiva aberta e saudável e… deixemos outras coisas -preconceitos, julgamentos, inibições- em paz!
Sofia Ferreira
Psicóloga
Sem comentários:
Enviar um comentário