Mais uma semana que desapareceu a uma velocidade alucinante. Para alguns inicia-se um período de férias, eventualmente merecido, para outros continua a existir muito trabalho pela frente. Nestes 7 dias que agora terminam algumas coisas a destacar:
- Logo no início reunião com a Sensorial sobre a criação das novas imagens de marca para a Insignare e respectivas escolas e centros. É um trabalho da responsável pela UCI, Sofia Albuquerque. Deseja-se que esteja tudo afinado lá para meados de Abril, permitindo assim lançar a campanha de promoção da oferta formativa para o próximo ano lectivo.
- Participei na Sessão de Lançamento do Estudo sobre "Influência da Rede Ferroviária de Alta Velocidade na Região de Leiria", uma parceria NERLEI /IPL com o apoio técnico da Deloitte. Algumas curiosidades: a Alta Velocidade (AV) nasceu no Japão em 1964, começou a ser implementada na Europa em 1981 (França e Itália) e a ser estudada em Portugal em 2000. O projecto português, a desenvolver pela RAVE, permite a criação de 100 mil postos de trabalho em fase de construção e 56 mil em fase de exploração. Incorporará cerca de 80% de esforço da indústria nacional, tem já alocados ao projecto 1.500 milhões de euros de fundos da UE e permitirá um aumento do PIB na ordem dos 121 mil milhões de euros. A Estação Intermodal de Leiria ficará situada na Barosa. Em termos de tempo permitirá ligar Leiria a Lisboa em 30 minutos, Leiria ao Porto em 45 minutos e Leiria aos Aeroportos Internacionais de Lisboa e Porto, em cerca de 1 hora. Apesar de toda a informação contraditória que vamos recebendo (?) a RAVE já tem em construção um troço de linha e prepara-se para adjudicar o segundo. Vamos ter AV dentro de poucos anos e isso será decisivo para o desenvolvimento económico e social da Região de Leiria. Apenas uma dúvida: ficando a estação situada a NO de Leiria (Barosa) e tendo sido considerada a importância do turismo religioso de Fátima para a sua viabilidade, por onde passará o trânsito para Fátima? Atravessa toda a cidade?
- Reunião com a directora do Centro de Emprego de Tomar, recentemente em funções, para apresentação do programa Iniciativa Emprego 2010. Considerado muito importante para a abertura das portas das empresas aos nossos alunos finalistas, foi acordada a realização de um Seminário, no próximo dia 15 de Abril, pelas 18 horas, no Auditório da EPO. Para alunos e empresários, numa iniciativa organizada pelos alunos do Curso Técnico de Gestão.
Deslocação a Lisboa acompanhado pelo Sérgio Fernandes, para reunião com Margarida Marques, responsável pela Representação da União Europeia em Portugal. O assunto prende-se com o projecto de cooperação com a Ilha do Príncipe (em S. Tomé). Algumas orientações e indicações.
- Acompanhei o Presidente do Município de Ourém a reunião com o Secretário de Estado do Turismo. Entre outros assuntos o projecto da Escola de Hotelaria de Fátima. Correu bem...
Reunião com delegados de turma em Ourém. Pequenos reparos de coisas a corrigir e o engraçado de quase perceber que os alunos de Ourém até poderão considerar interessante a obrigatoriedade do uso diário de uniforme. Um assunto ainda a abordar com muita calma...
- Visita à EPO e reunião com a directora comercial da PT, tendo por objectivo estabelecer uma base de cooperação entre as duas entidades. A realidade de que a EPO será a primeira entidade / empresa do Concelho de Ourém e ser integralmente ligada por fibra óptica, assumindo os respectivos custos, provocou esta aproximação. Brevemente mais notícias, que se desejam muito interessantes para os alunos...
- Reunião com Margarida Rodrigues sobre o Dia Mundial da Terra. Muitas actividades já programadas. Deseja-se um dia de animado trabalho na EPO. Brevemente sairá o programa...
Reunião do GI da Insignare. Entre outros assuntos, a preparação do Encontro Regional dos CNO's, no próximo dia 8, numa organização do nosso CNO. Em média estamos a realizar uma importante actividade por semana. Vamos ter que manter um ritmo controlado, nunca esquecendo que a Escola é sobretudo um local para se estudar. O programa já deve estar aí?!
- Participação na cerimónia de abertura do Congresso do Concelho de Ourém, no Centro de Negócios. Os nossos cubos que assinalam a comemoração dos 20 anos de Ensino Profissional em Ourém lá estavam. Um bom trabalho do Carlos Mendes e dos alunos de Design. Irão certamente acompanhar-nos durante uns bons meses...
- Depois de votar em Ourém, uma fugida até à Nazaré para assistir a uma peça de teatro das alunos do Curso de Psicossocial, no magnífico Teatro Chaby Pinheiro. Uma arriscada encenação do Pedro Oliveira e um excelente trabalho de todos. Gostei!
- Porque o tempo não dá para tudo faltei à Assembleia-geral da Associação de Desenvolvimento de Leiria, que debatia a necessidade de intervenção no centro histórico de Leiria e igualmente grave, não consegui participar na apresentação e prova do vinho Vale da Mata, na Casa Museu João Soares, nas Cortes.
- Sábado foi dia de trabalho na Insignare para preparar a reunião de Direcção de amanhã e a assembleia-geral a realizar no próximo dia 31. O assunto central é a apresentação do Relatório e Contas de 2009. Uma passagem breve pelo Congresso de Ourém onde assisti ao painél sobre Economia. Sugiro um convite ao Alexandre Marto Pereira (Hotel Estrela de Fátima) para falar aos nossos alunos de Recepção e Turismo, sobre o futuro do sector da hotelaria em Portugal.
- Domingo foi o dia todo, até agora, para participar no Congresso de Ourém. Organizei o moderei o painél "Ourém no Mundo", que contou com a participação de David Catarino, presidente da Entidade Regional de Turismo Leiria-Fátima, de Carlos Batista, presidente do conselho de administração do Grupo TECNORÉM, S.A. e Nelson Faria de Oliveira, advogado, com grande experiência na internacionalização de empresas. O relator foi Eugénio Lucas, professor do Instituto Politécnico de Leiria. Gostei do discurso optimista de Paulo Fonseca, presidente da CM Ourém.
- Um especial agradecimento ao trabalho desenvolvido pela Célia Vieira que representou a INSIGNARE na Comissão Organizadora do Congresso e a Elisabete Marques e aos alunos da Escola de Hotelaria de Fátima, que estiveram mais uma vez em grande. Muito profissionalismo, numa afirmação da qualidade de formação da Escola. Obrigado a todos.
Para a semana, gostaria de um pouco menos de actividade. Mesmo assim algumas assembleias-gerais, da ACISO e da INSIGNARE e participação no 46º Encontro dos Descobrimentos, no Hotel Altis, em Lisboa. Vai ser tempo de arrumações e mudanças pesadas na EPO. Deseja-se que aquando do regresso de férias, a EPO tenha ainda melhores condições.
Até para a semana.
Francisco Vieira
Sem comentários:
Enviar um comentário