terça-feira, 3 de agosto de 2010

Vidas que tocámos...


Passaram 14 anos desde o dia em que entrei para a EHF, em 17 de Setembro de 1996. Recordo-me não saber muito bem para aquilo que ia mas inscrevi-me no Curso Técnico de Cozinha. Nas provas de selecção recordo ser entrevistado pelo director da escola Dr. Francisco Vieira, que me colocou a seguinte questão, “Porque que um jovem de 15 anos quer ser cozinheiro?” A minha resposta inocente foi “ Quero ser igual a minha mãe, um bom cozinheiro!”.
Durante os 3 anos de curso houve momentos de grande entusiasmo como os concursos, em que nos apercebíamos da realidade do mercado trabalho, as visitas temáticas, feiras, palestras, entre outros.
Penso que fui um aluno aplicado e isso reflectiu-se mais tarde, quando entrei no mercado de trabalho. Aproveitei os fins-de-semana e as férias para trabalhar, acima de tudo dava para colocar em prática o que ia aprendendo na escola. Tive a oportunidade estagiar em França o que foi, de facto, o reconhecimento do trabalho que fiz ao longo do curso.
O mercado de trabalho é a verdadeira escola da vida. Passei por alguns restaurantes. Mas eu queria mais. Fui trabalhar para o Dom Gonçalo Hotel onde aprendi muito com uma grande Mulher que não tinha curso de cozinha mas tinha paixão pelo que fazia. Estive lá 8 anos alguns dos quais como chefe de cozinha. Fui convidado para sócio de um restaurante e aceitei a proposta até porque era a oportunidade de ter um espaço meu. Hoje sou Director da loja”Vitaminas” em Leiria. Deixei a vertente de cozinheiro mas nunca a área da restauração.
Jovem se gostas de cozinhar, segue o teu sonho.A cozinha é uma arte logo tem que ser feita por artistas e um artista faz-se com muito esforço, dedicação e sobretudo amor pelo trabalho e o reconhecimento do nosso trabalho é acima de tudo quando um cliente pede para falar com o chefe lhe dá os parabéns numa sala repleta de clientes. Na vida, temos que fazer aquilo que gostamos, caso contrário não seremos felizes e não conseguimos fazer os outros felizes.

Pedro Vital

1 comentário:

  1. Boas recordações que tenho de ti, na escola, nos serviços sempre com muita dedicação e sentido de esforço. Tiveste notoriedade na escola e no teu percurso profissional.

    Parabéns!
    Bjs
    Marina Pinto

    ResponderEliminar