sexta-feira, 9 de julho de 2010

Métodos Contraceptivos (5)

Diafragma
Tipo de Método – O diafragma é um dispositivo de borracha com um aro flexível que se introduz na vagina. Quando correctamente introduzido previne o contacto do esperma com o colo do útero; deve ser utilizado em conjunto com um espermicida;
Eficácia – 15 gravidezes em cada 100 mulheres/ano;
Vantagens – Não interfere com o acto sexual; diminui a ocorrência da doença inflamatória pélvica;
Desvantagens – Dificuldade na utilização; contra-indicado em algumas situações;
Acessibilidade – Deve ser aconselhado por um médico.

Após a abordagem dos métodos anticoncepcionais artificiais cuja utilização depende da mulher, apresentam-se agora os métodos que envolvem o homem:

Preservativo masculino
Tipo de Método – método de barreira que evita o contacto directo com os fluidos corporais; normalmente são feitos de látex e podem ter vários tamanhos, cores e formas;
Eficácia – 5 a 10 gravidezes em cada 100 mulheres/ano;
Vantagens – é o método mais eficaz para evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s); pode contribuir para minorar situações de ejaculação precoce;
Desvantagens – Tem de estar disponível no momento da relação sexual; podem surgir reacções alérgicas;
Acessibilidade e preços – muito acessível, em supermercados, farmácias -1€/unidade; em centros de saúde e organizações não governamentais – gratuito.

Vasectomia
Tipo de Método – Procedimento cirúrgico: consiste em cortar o canal deferente que liga o testículo ao pénis; normalmente é feito com anestesia local.
Eficácia – 0,15 gravidezes por 100 homens/ano;
Vantagens – é um método seguro, eficaz, definitivo e sem efeitos ou riscos para a saúde;
Desvantagens – não é imediatamente eficaz; é muito difícil e dispendioso reverter o método.
Acessibilidade e preços – Exige recorrer a serviços de saúde.

Nota: A eficácia indicada depende da utilização do respectivo método.
Informações mais detalhadas sobre cada método poderão ser obtidas na UES.

Sofia Ferreira
Unidade de Educação Sexual

Fonte: APF

Sem comentários:

Enviar um comentário