No passado dia 29 de Novembro, os alunos do 3.º ano da EHF, tiveram oportunidade de assistir a uma sessão informativa sobre o VIH (vírus da imunodeficiência humana) e o SIDA (síndrome de imunodeficiência adquirida), com o coordenador da ABRAÇO, Dr. Sérgio Luís. Esta sessão teve lugar na semana em que comemorou o dia mundial da luta contra o SIDA, e num país que apresenta uma das mais elevadas taxas de incidência da infeção VIH da Europa Ocidental! Torna-se pois imprescindível que se aposte na proteção contra a infeção pelo VIH/SIDA, através da tomada de conhecimento e de consciência acerca das formas de contágio e de responsabilização de cada um pela adoção de comportamentos de proteção.
Na sessão, foram transmitidos aos alunos os conhecimentos essenciais para tal, num discurso claro, envolvente e promotor de reflexão, que cativou os alunos. Entre outros aspetos refletiu-se porque continua a haver uma tão alta taxa de infeção pelo VIH, o que se relaciona com o fato de o vírus ter a caraterística de poder manter-se no nosso organismo durante anos, sem se manifestar e portanto sem haver sinais de doença! Portanto, o facto de nos sentirmos bem e termos um aspeto saudável não é garantia de saúde! Não podemos acreditar demasiado nos nossos sentidos mas ser responsáveis e conscientes dos comportamentos de risco!
Os alunos participaram ativamente na sessão e a sua opinião (que manifestaram num pequeno questionário anónimo) é muito positiva (conforme quadro abaixo): a grande maioria dos alunos considerou o tema bastante interessante; bastante importante para a sua formação pessoal; com muitos conhecimentos novos sobre o vírus HIV e o SIDA, que houve bastante reflexão sobre os próprios comportamentos, e consideram que a forma como foi apresentado o tema foi bastante apropriada, assim como os meios utilizados.Assim, os objetivos foram cumpridos e a EHF contribuiu, com mais uma ação, para a educação para a saúde dos seus alunos.
Sofia Ferreira – Psicóloga
Sem comentários:
Enviar um comentário