No passado dia 31 de Maio, a turma Tur.10 dirigiu-se ao Santuário de Fátima para conhecer a central fotovoltaica instalada na cobertura da Igreja da Santíssima Trindade e o seu funcionamento. A visita foi orientada pelo Engenheiro João Fazendeiro que nos acompanhou durante todo o percurso, explicando todos os aspectos importantes relacionados à central fotovoltaica. Ao longo da visita, o Engenheiro facultou-nos várias informações acerca da instalação, do funcionamento e dos objectivos que se pretendiam alcançar com esta obra.
Actualmente, o Santuário de Fátima, é fornecedor da Rede Eléctrica Nacional (REN) após a instalação de 571 painéis solares que permitem a redução de cerca de 77 toneladas nas emissões de dióxido de carbono. Esta obra, teve como principal objectivo tentar reduzir a factura energética do Santuário e colaborar no esforço global para a melhoria do ambiente. Espera-se que dentro de seis a sete anos, esteja pago o investimento – cerca de meio milhão de euros. Actualmente os 100 kWp, produzidos pelos painéis instalados, significam um quarto da capacidade total que a cobertura da Igreja pode levar. Fomos também informados que se a produção de energia justificar, o Santuário poderá vir a pensar em utilizar todo o espaço disponível para a instalação de painéis solares. A central já instalada permite poupar o equivalente a 31.390 litros de gasolina ou 160 barris de óleo.
Concluo que foi uma temática interessante a ser observada, tendo em conta que foi possível termos uma perspectiva da central, do topo da Igreja pelo seu interior e da sala de onde é controlado todo o sistema.
Jessica Gil, Tur.10
Projeto Eco-EHf
Sem comentários:
Enviar um comentário