As respostas mais frequentes foram 3 e 4 refeições, perfazendo 51%! Considerando que o número ideal de refeições é entre 5 e 7, então apenas 49% tem uma alimentação adequada, dependendo, obviamente, do tipo de alimentos que ingerir nessas refeições. É, de facto, preocupante verificar que 51% dos respondentes faz apenas 3 ou 4 refeições por dia, o que de acordo com os especialistas da nutrição, é totalmente desaconselhado!
Segundo a nutricionista Marta Louro, é muito importante que as refeições sejam regulares, ao longo do dia, com intervalos de 3 horas, para que se mantenham os níveis de açúcar sanguíneo dentro da normalidade e se evitem sintomas de falta de energia. Assim, deve optar-se por fazer pequenas merendas entre as 3 principais refeições e, se necessário, fazer uma pequena ceia antes de deitar (se o intervalo entre a hora de jantar e de deitar for mais de 3 horas).
O pequeno-almoço é muito importante, pois é a primeira refeição após o longo período de jejum nocturno.
O almoço e o jantar devem ser refeições completas (sopa, segundo prato e fruta), sendo que o jantar deve ser mais leve e de fácil digestão.
As merendas podem ser compostas por: pão ou cereais, leite ou derivados, fruta ou sumos naturais, e não por croissants, batatas fritas, bolos ou folhados (por exemplo). Este tipo de alimentos podem ser consumidos, desde que poucas vezes e em pequenas quantidades.
Sofia Ferreira
Unidade de Educação para a Saúde
Sem comentários:
Enviar um comentário