terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Percursos


Frequentei o Curso Técnico de Cozinha/Pastelaria no triénio de formação 2000/2003. Nesta altura as instalações ligadas a parte de Hotelaria funcionavam no Pólo em Fátima, pertencente à Escola Profissional de Ourém.
A escola contribuiu muito positivamente não só para o meu percurso profissional bem como para o meu enriquecimento pessoal. O curso de Cozinha/Pastelaria não tem apenas como finalidade formar alunos que saibam o que é a Arte da Cozinha. Um dos grandes pontos de partida de um profissional de Cozinha é adquirir conceitos de cidadania como Saber Ser, Saber Estar, Humildade, Respeito, e Honestidade.
Após o término do Curso de três anos de Formação deparei-me com as decisões a tomar. Tinha como objetivos ingressar no mercado de trabalho ou prosseguir os estudos. Mas assim que terminei o estágio curricular, recebi a proposta de uma entidade de hotelaria em inicio de atividade para ocupar o cargo de Chefe de Cozinha do seu estabelecimento. Apesar da enorme responsabilidade, aceitei tornou-se uma experiencia muitíssimo importante no meu percurso profissional. Consegui conciliar o trabalho e frequência de alguns Cursos que atualizavam e completavam a minha formação. Uma das grandes conclusões a que cheguei ao fim de três anos de trabalho e estudo foi a de que devia seguir em frente e não deixar-me acomodar. É extremamente importante para enriquecimento do Curriculum aliar a experiência profissional à frequência do maior número possível de formações.
Decidi abrir o meu próprio estabelecimento, acumulando as funções de Chefe de Cozinha e sócio-gerente, e, então aí colocar cada vez mais em prática as inovações que os clientes procuram, e ser diferente!
A Escola sempre teve e continua a ter um grande aspeto muito positivo, saber a situação em que se encontram os ex-alunos. A existência desta troca de informação é gratificante para a escola e para nós como ex-alunos que iniciamos aqui o nosso percurso profissional. Foi assim que iniciei o meu percurso na INSIGNARE. Sendo formador certificado pelo IEFP, surgiu um convite para dar formação na INSIGNARE nos cursos do Centro de Formação Continua onde conheci melhor a grande equipa de colaboradores. A minha entrada como formador fez-me recordar os meus tempos de aluno.
A proposta mais recente foi entrar no Ensino Profissional exercendo a função de Formador, Chefe de Cozinha do Curso Técnico de Cozinha/Pastelaria, na Escola de Hotelaria de Fátima. Neste momento tenho como colegas professores e chefes que contribuíram para a minha formação que me levaram a este patamar. Está a ser uma experiência bastante motivadora e levada com o máximo rigor para que no dia de amanhã, os alunos que estão a ser formados sejam excelentes profissionais cheios de sucesso.
Sérgio Parente
Formador

Sem comentários:

Enviar um comentário