A Escola, enquanto entidade organizadora de Estágios Profissionais - cofinanciados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, tem promovido a informação relativa a este programa e cooperado com empresas e ex-alunos na realização das candidaturas. Foram realizadas, nos últimos meses de 2010, candidaturas a Estágios Profissionais para diferentes funções: Técnico de Construção Civil; Animador Sóciocultural; Rececionista e Cozinheiro.
A realização de Estágios Profissionais (com duração de 9 meses) é vantajosa para candidatos, uma vez que propicia a entrada no mercado de trabalho e para as entidades empregadoras, na medida em que proporciona um período de adaptação/formação no local de trabalho do novo empregado e benefícios financeiros consideráveis (comparticipação na bolsa de estágio a pagar ao estagiário – 65%, no caso de pessoas singulares ou pessoas colectivas de direito privado com fins lucrativos, que empreguem menos de 10 trabalhadores). Podem candidatar-se a este programa pessoas singulares ou coletivas, de direito privado, com ou sem fins lucrativos e autarquias locais.
Este programa destina-se a jovens à procura do 1.º ou novo emprego, com idade até aos 35 anos, com o ensino secundário completo ou nível 3 de qualificação ou superior. Os Estagiários recebem uma bolsa de estágio (estagiários com nível 3 de qualificação - 1,60 vezes do IAS (Indexante dos Apoios Sociais) – 670,75€); subsídio de alimentação e um seguro de acidentes pessoais.
A Escola enquanto entidade organizadora de Estágios está disponível para apoiar potenciais candidatos (ex-alunos) a um Estágio Profissional e entidades empregadoras que pretendam promovê-lo.
Sofia Ferreira
Unidade de Estudos e Acompanhamento Profissional
Sem comentários:
Enviar um comentário