sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dos Jovens para os Pais

Pai / Mãe

Dá-me atenção
Apoia-me e incentiva-me
Disponibiliza-te para comunicar comigo
Dá-me carinho e conforto
Elogia-me sempre que merecer
Confia em mim
Respeita o meu desejo de liberdade
Dá-me conselhos e orientações
Antecipa as minhas necessidades
Sustenta-me
Compra-me só o que preciso
Passa algum tempo comigo
Interessa-te pelo meu trabalho escolar.

Não me ridicularizes
Não me rebaixes
Não me envergonhes em público
Não deixes de me respeitar como pessoa
Não me faças sentir culpado
Não cries expectativas acima
Das minhas capacidades
Não violes a minha privacidade
Não faças comparações injustas
Não me ignores

Tenta saber

Onde vou à noite
Como gasto o dinheiro
Quem são os meus amigos
Onde estou depois da escola
O que faço nos meus tempos livres
O que me entristece ou conforta

Adap. Organização Mundial de Saúde 2007
www.cpjcoimbra.com

Sofia Ferreira
Unidade de Educação Sexual
Unidade de Inserção e Acompanhamento Profissional

2 comentários:

  1. =( quem me dera que os meus pais fossem assim...

    nunca me deixam fazer nada nem sair para lado nenhum... :S
    já estou a entrar em depressão, quase que nem a casa da miinha amiga me deixam ir que fica aqui a uns 200 metros de casa... não compreendo o porquê da atitude deles... é hprrivel... já não consigo viver assim... depois querem que eu tente tirar melhores notas... como é possivel se da parte deles não contribuem com nada para a minha " felicidade" ? ...

    ResponderEliminar
  2. Olá Criiiss,
    Se fores aluna da EHF e considerares que será benéfico para ti, podes dirigir-te à sala da UES/UAP ou, se preferires, enviar um e-mail para iap@insignare.pt, a marcar uma sessão. Sempre disponível, Sofia Ferreira

    ResponderEliminar