sexta-feira, 28 de maio de 2010

Tertúlia "Direitos Humanos e Cidadania"


No dia 9 de Junho, pelas 21:00h, irá realizar-se uma tertúlia sob o tema "Direitos Humanos e Cidadania". Para dar o mote à conversa, que se quer informal, irá ser apresentado o livro "O rapaz do pijama às riscas" de Jonh Boyne, que retrata a vivência de um rapaz preso num campo nazi durante a 2.ª Guerra Mundial.
A tertúlia terá lugar no Bar da Escola Profissional de Ourém e a entrada é gratuita.

I Lan Party Amoreira – uma parceria EPO e Amoreira Sport Club


Nos dias 4, 5 e 6 de Junho, realizar-se-á a I Lan Party Amoreira, evento organizado em parceria entre a Escola Profissional de Ourém (mais precisamente com o apoio dos alunos do Curso Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos) e o Amoreira Sport Club (local de realização da Lan Party).

Ao longo dos três dias realizar-se-ão torneios de Call of Duty 4, Counter Strike 1.6, Pro Evolutions Soccer 2010, Trackmania e Age of Empires III. Haverá ainda lugar a concursos de Modding e Wattercooling.

As pré-inscrições poderão ser efectuadas através do site www.lan.lusosites.org onde estão disponíveis mais informações como a indicação do local de realização, imagens das instalações, as actividades previstas, o regulamento, sendo ainda possível acompanhar a evolução do número de inscrições. De referir que já existem mais de 100 pessoas inscritas para esta Lan que, como primeira edição, se pretende que tenha um cariz mais local.

A entrada na Lan Party tem o valor de € 7,5 para os homens, e como forma de incentivo à participação feminina, as senhoras usufruem de um pequeno desconto, pagando apenas € 6,00.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Conferência "ENSINO PROFISSIONAL - COMPETÊNCIAS NO FUTURO"

No próximo dia 2 de Junho, pelas 14:30h, o jornal Região de Leiria, irá realizar uma conferência dedicada ao Ensino Profissional.

Nesta conferência pretende-se análisar um tipo de ensino que teima em vingar apesar de todas as contrariedades que tem enfrentado. Para tal irão dar o seu testemunho alunos e ex-alunos do Ensino Profissional, empresários, encarregados de educação, psicólogos... importantes serão ainda as comunicações dos oradores convidados: Ana Penim, Augusto Ferreira Guedes e José Luís Presa pessoas ligadas às Escolas Profissionais desde o seu início, há 20 anos atrás.
A conferência realizar-se-á no auditório da ESTG, em Leiria e a Escola Profissional de Ourém encontra-se como entidade colaboradora.
Para os interessados, apesar da entrada ser gratuita, é necessário efectuar pré-inscrição através do número de telefone 244 819 967, ou do endereço electrónico conferencia@regiaodeleiria.pt, ou através do link http://inscricoesrl.ccems.pt/Evento.aspx?IdEvento=15

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Desafio Matemático


Para participar:
A resposta deve ser enviada para um dos seguintes e-mails:

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A resposta sexual – Mitos

Alguns mitos (*) associados à relação sexual:

Quanto mais tempo dura o coito mais gratificante é.

Um casal ideal atinge o orgasmo ao mesmo tempo.

Um homem viril pode ejacular várias vezes durante o mesmo coito.

Só se é uma mulher de verdade se se tiver relações sexuais completas, ou seja, que culminem no coito.

O coito dura mais tempo se se realizar esporadicamente.



* Mito: Coisa ou pessoa que não existe, mas que se supõe real
(Definição do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa em http://www.priberam.pt/)


Sofia Ferreira
Unidade de Educação Sexual

Spelling Bee Contest

Ontem, 19 de Maio deu-se a segunda edição do concurso de soletração "Spelling Bee Contest" na nossa escola, concurso este, que surge nos EUA e que o departamento de Língua portuguesa e estrangeira apostou em trazer para a nossa pequena mas grande realidade que é a Escola Profissional de Ourém. O objectivo principal desta actividade é que os alunos mostrem os seus conhecimentos nas variadas línguas, soletrando palavras que lhes são pedidas. É um exercício que requer bastante concentração e auto-controlo. A meu ver, é acima de tudo uma forma lúdica de aprender, um incentivo à competição saudável, ao dinamismo, um contributo para a socialização e para a melhoria de um ambiente escolar.
Este ano, ao contrário do ano anterior, esta actividade decorreu em simultâneo na Sede e no Pólo, o que para alguns concorrentes mais tímidos foi uma mais-valia. Tenho que confessar que este tipo de actividades me dão imensa satisfação coordenar e desenvolver, não só pelo ambiente que se cria, mas principalmente pelo entusiasmo espelhado nos rostos dos nossos jovens sempre que conseguem acertar ou atingirem algum objectivo. Por vezes, para não dizer muitas vezes, somos surpreendidos por alguns alunos, aqueles que nas aulas até parecem distantes ou que manifestam mais dificuldade na aquisição de conteúdos, mas que em actividades com este carisma se revelam atentos, interessados e participativos.
Estou bastante satisfeita na forma como a actividades decorreu e pelas prestações dos alunos, penso que os objectivos foram cumpridos na íntegra, que todos aprendemos e que todos se divertiram.
Os vencedores aqui na Escola Profissional de Ourém foram:
Português: Carina Rocha (G09); Alexandra Reis (CC08); Maria Oliveira (CC07).Inglês: Cláudio Henriques (ER09); Alexandra Reis (CC08); Maria Oliveira (CC07).
Os vencedores na Escola de Hotelaria de Fátima foram:
Português - Mónica Silva (1º ano), Andreia Rodrigues (2º ano), André Duarte (3º ano).Inglês - Nuno Pereira (1º ano), Miguel Gameiro (2º ano), André Duarte (3º ano).
Francês – Cassandra Tomé (1º ano), Maria João Bonita (2º ano) André Duarte (3º ano)Francês - Cassandra Tomé (1º ano), Maria João Bonita (2º ano), André Duarte (3º ano).
Parabens a todos.

Sara Oliveira

quinta-feira, 20 de maio de 2010

XII edição dos Jogos da Matemática

Realizou-se ontem, dia 19 de Maio de 2010, a final da XII edição dos Jogos da Matemática, cuja organização ficou este ano a cargo da Escola Profissional de Torredeita (perto de Viseu).

Foi um dia bem passado em termos pessoais. O tempo estava bom e as actividades a que tivemos direito foram interessantes: sessão no Planetário (pequeno mas com alta tecnologia) da escola; almoço (na cantina) e lanche num jardim simpático, sessão sobre Matemática e Astronomia.

Fomos bem recebidos e nestes aspecto, tudo bem.



Por outro lado, todos nós temos dias menos bons.... E ontem foi um deles para os nossos alunos representantes na final dos Jogos da Matemática. Um pouco contra o que tem vindo a ser hábito nos últimos anos, (2004 - 2.º lugar; 2005 - 1.º lugar; 2006 - 6.º lugar; 2007 - 3.º lugar; 2008 - 2.º lugar; 2009 - 1.º lugar) este ano ficamos pelo 10.º lugar, entre as 16 escolas que participaram.

As razões? Não sei explicar! Para quem chegou a esta fase com mérito depois de ter alcançado bons resultados nas fases anteriores, não se entende! A viagem de 2h30 e depois de termos chegado em cima da hora sem termos tempo para refrescar e descansar um pouco talvez sirva um pouco de desculpa...

A prova não era fácil e contrariava um pouco o espírito desta iniciativa, onde os desafios e a lógica matemática foram substituídos por problemas mais algébricos e de cálculo analítico.

Contudo, eles deram o seu melhor e estão de parabéns por isso!

Para o ano haverá mais e tenho a certeza de que outros virão que elevarão de novo a nossa escola para os lugares cimeiros a que estamos habituados.

Para completar, resta dizer que a escola vencedora foi a Escola Profissional da Mealhada e que para o ano a escola organizadora é a Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, sendo a final em Arganil.

Lá estaremos!


José Pegada

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Torneio de Futsal POLO 2010 - Fase Final

Resultados:

Grupo A
T09 7 - 1 CP09
T09 1 - 0 CP07
RB07 4 - 2 T09
CP07 2 - 2 RB07
CP07 1 - 1 CP09
RB07 7 - 1 CP09
Grupo B
RB08 6 - 3 CP08
RB09 3 - 8 RB08
RB09 4 - 2 CP08

Classificação:

Grupo A
1.º - RB07, 7 pontos
2.º - T09, 6 pontos
3.º - CP07, 2 pontos
4.º - CP09, 1 ponto

Grupo B
1.º - RB08, 6 pontos
2.º - RB09, 3 pontos
3.º - CP08, 0 pontos

Fase Final:

Meias-Finais:
RB08 - T09 Quarta-feira, 26 de Maio, 13h15 / Árbitros: CP08
RB07 - RB09 Quinta-feira, 27 de Maio, 13h15 / Árbitros: CP09



Os professores de Educação Física:
Bruno Batista e Carlos Gonçalves

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O que acontece durante a relação sexual?

A resposta sexual tem uma componente emocional e outra fisiológica e pode dividir-se em 5 etapas:
O desejo sexual;
A excitação;
A fase de patamar;
O orgasmo;
A resolução.

O desejo sexual surge através dos sentidos, um olhar, um odor, um toque…

A excitação provoca aumento da tempertura e alterações na zona genital:
Nos rapazes – o tecido esponjoso do pénis enche-se de sangue e ele fica erecto, e os testículos aumentam de tamanho;
Nas raparigas – os mamilos ficam duros e erectos, há uma secreção vaginal (que facilita a penetração) e o interior da vagina aumenta. Os grandes lábios abrem-se, os pequenos lábios escurecem e incham e o clítoris endurece.

Na fase de patamar, a excitação, respiração, o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea aumentam cada vez mais. Os rapazes podem segregar umas gotas de líquido que não sendo esperma, contém espermatozóides, pelo que pode ocorrer gravidez.

Orgasmo: fase de maior prazer, depois de uma forte excitação, a mente pode ficar vazia, desligada de tudo…

A resolução é uma fase de forte relaxamento muscular do rapaz (que pode ficar sonolento) e em que se anula a capacidade de responder a estímulos sexuais, pelo que terá de esperar alguns minutos para poder ter outro orgasmo. A maioria das rparigas não passa por este estado, podendo ter outro orgasmo de seguida.

Sofia Ferreira
Unidade de Educação Sexual

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Como apresentar o CV?

A forma de apresentação do CV é muito importante!


É essencial dispenderes tempo na sua elaboração e recolher alguma informação acerca dos aspectos a que se deve prestar atenção, pois o CV é a primeira imagem que o empregador vai ter de ti!

Assim, deves saber que é importante que o CV…

… seja curto (2/3 páginas);
… seja adaptado a cada caso: à função e/ou às necessidades de recrutamento da empresa;
…contenha as informações mais importantes e que sejam coerentes;
… tenha a informação bem organizada e as diferentes secções separadas (para facilitar a leitura);
… contenha os contactos claramente identificados;
… contenha um tipo de letra que seja bem legível e não muito elaborado;
… seja escrito com correcção (sem erros ortográficos; sem erros na construção de frases);
… tenha uma apresentação cuidada (em folhas brancas A4, imprimidas apenas na parte da frente da folha, com espaço suficiente entre as linhas e as margens; com as datas apresentadas sempe da mesma forma; sem siglas ou no caso de as incluir, escrever sempre o seu significado);
… seja pessoal e não copiado de outros Cv’s que poderão não ter nada a ver contigo!

Nos próximos posts poderás ver modelos de CV’s que poderás usar como referência (apenas isso) para elaborar o teu próprio CV.


Sofia Ferreira
Unidade de Inserção e Acompanhamento Profissional

No tempo em que os animais falavam, um cavalo e um burro caminhavam juntos, carregando cada um pesados sacos. Como o cavalo reclamava muito da sua carga, perguntou-lhe o burro: De que te queixas? Se me deres um saco, a minha carga será o dobro da tua, mas se eu te der um saco, a tua carga será igual à minha. Quantos sacos transportava cada um?

Para participar:
A resposta deve ser enviada para um dos seguintes e-mails:
- io.prino@gmail.com
- reginavelez.epo@gmail.com

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dos Jovens para os Pais

Pai / Mãe

Dá-me atenção
Apoia-me e incentiva-me
Disponibiliza-te para comunicar comigo
Dá-me carinho e conforto
Elogia-me sempre que merecer
Confia em mim
Respeita o meu desejo de liberdade
Dá-me conselhos e orientações
Antecipa as minhas necessidades
Sustenta-me
Compra-me só o que preciso
Passa algum tempo comigo
Interessa-te pelo meu trabalho escolar.

Não me ridicularizes
Não me rebaixes
Não me envergonhes em público
Não deixes de me respeitar como pessoa
Não me faças sentir culpado
Não cries expectativas acima
Das minhas capacidades
Não violes a minha privacidade
Não faças comparações injustas
Não me ignores

Tenta saber

Onde vou à noite
Como gasto o dinheiro
Quem são os meus amigos
Onde estou depois da escola
O que faço nos meus tempos livres
O que me entristece ou conforta

Adap. Organização Mundial de Saúde 2007
www.cpjcoimbra.com

Sofia Ferreira
Unidade de Educação Sexual
Unidade de Inserção e Acompanhamento Profissional

Escola de Hotelaria de Fátima tem nova imagem

A Escola de Hotelaria de Fátima tem uma nova imagem criada pela empresa Sensorial Design.

Para os mais curiosos, aqui fica a imagem e a explicação que esteve na base da sua criação.

Porque é para todos nós e de todos nós, espero que gostem e que a sintam.



"A forma representada no ícone personifica a postura de atendimento, reforçada por um motivo típico do fardamento de hotelaria (o laço). Esta postura enfatiza a forte componente prática da Escola de Hotelaria de Fátima. O facto de assumir a forma de um “E” reforça a associação do logótipo à Escola, aos valores começados pela mesma letra (Ensinar, Estudar, Exemplar, Executar, Empregar) e que traduzem bem a filosofia desta instituição. A cor escolhida simboliza a perseverança, a satisfação o crescimento."

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Qual é a melhor altura para a 1ª vez?



Bem, parece que não há “melhor altura” para a primeira relação sexual, porque simplesmente, o melhor momento de iniciar a vida sexual não é igual para todos…


Cada um de nós é que sabe e sente quando está preparado para a primeira vez, mas atenção às pressões… (“Se não me queres é porque não me amas”, “Não és homem não és nada se não fores com ela”, “Prova que me amas…”) são apenas algumas frases que se ouvem para te convencerem a avançar, são formas de pressão pouco correctas e dificilmente verdadeiras.
Ninguém te deve forçar a ter relações quando não o desejas. Talvez, ao princípio, sintas desejo, mas depois já não. Toda a gente tem direito a mudar de ideias. Estás no teu direito de recusar. Dizer não! Não é fácil, sobretudo se estás apaixonada /o e tens medo de perder aquela pessoa especial. Mas, é melhor aprender a dizer não, que ceder a pressões e aceitar algo que não desejas.
Ok, vamos colocar a situação noutro ponto: vocês sentem-se preparados, os dois, e desejam fazer amor. É uma boa razão mas talvez seja importante acrescentar mais algumas:
Tens uma pessoa por quem estás apaixonada e com quem te sentes bem?
Estás bem informada/o sobre a contracepção, as infecções transmissíveis sexualmente e a SIDA?
Escolheram o método que vão utilizar para se protegerem? (preservativo please – e não é apenas responsabilidade dos rapazes, também é das jovens senhoras…)


Tenta falar abertamente, sem te refugiares em pretextos. Se quem está contigo não é capaz de te ouvir, de te compreender e de aceitar as tuas necessidades, talvez não valha a pena perder tempo com uma história que te vai desagradar cada vez mais.
Afinal, por mais que digam que já não tem importância nos dias que correm, vais ver te a 1ª vez fica na memória da maioria das pessoas. Se assim é, porque não torná-la especial?


Unidade de Educação Sexual

Sandra Monteiro

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Relações a dois...

As relações a dois assumem diferentes formas, com diferentes graus de compromisso…
A amizade é uma relação valiosa que permite que não vivamos isolados.
Na paixoneta surgem sentimentos eróticos que podem existir em relação a um(a) colega de turma, um(a) professor(a) ou um ídolo da música, sendo que nestes casos será um amor platónico porque muito provavelmente não se concretizará.
Os flirtes ou namoricos são uma maneira de entrar no jogo amoroso de uma forma mais activa que na paixoneta, em que a pessoa vai transmitindo à outra que gosta de estar com ela (através de olhares, mensagens de insinuação, etc.), embora não procure um compromisso.
No namoro, a relação começa por uma atracção entre as pessoas, que se vão conhecendo e estabelecendo uma ligação cada vez mais próxima, onde pode surgir o amor. Os namoros podem suceder-se até que se encontra a pessoa com quem se quer viver ou casar.
O casamento baseado no amor, é o sonho de muitos jovens, mas não basta o amor… é necessária a responsabilidade de construir uma relação de compromisso.
É nossa a escolha do tipo de relação que queremos estabelecer com os outros…

Sofia Ferreira
Unidade de Educação Sexual

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Árbitros do Torneio de Futsal POLO 2010

- Jogo: CP09 x T09, Segunda, 3 de Maio, 12h10 --> Árbitro: RB07

- Jogo: CP07 x RB07, Terça, 4 de Maio, 12h10 --> Árbitro: CP08

- Jogo: RB08 x CP08, Quarta, 5 de Maio, 13h 15 --> Árbitro: CP09

- Jogo: CP07 x T09, Quinta, 6 de Maio, 13h15 --> Árbitro: RB07

- Jogo: RB08 x RB09, Sexta, 7 de Maio, 12h10 --> Árbitro: RB08 e RB09


- Jogo: RB07 x T09, Segunda, 10 de Maio, 12h10 --> Árbitro: CP09

- Jogo: CP07 x CP09, Sexta, 14 de Maio, 13h15 --> Árbitro: T09

- Jogo: CP09 x RB07, Segunda, 17 de Maio, 12h10 --> Árbitro: T09

- Jogo: RB09 x CP08, Quarta, 19 de Maio 13h15 --> Árbitro: CP09


Os professores de Educação Física:
Bruno Batista e Carlos Gonçalves

Torneio de Futsal POLO 2010

Grupo A:
- CP07
- CP09
- RB07
- T09

Grupo B:
- RB08
- RB09
- CP08

Calendário de jogos:
- CP09 x T09, segunda 03 de Maio, 12h10
- CP07 x RB07, terça 04 de Maio, 12h10
- RB08 x CP08, quarta 05 de Maio, 13h15
- CP07 x T09, quinta 06 de Maio, 13h15
- RB08 x RB09, sexta 07 de Maio, 12h10

- RB07 x T09, segunda 10 de Maio, 12h10
- CP07 x CP09, sexta 14 de Maio, 13h15

- CP09 x RB07, segunda 17 de Maio, 12h10
- RB09 x CP08, quarta 19 de Maio, 12h10

MEIA-FINAL
1º Grupo A x 2º Grupo B
2º Grupo A x 1º Grupo B

FINAL
Vencedor 1ª meia-final x Vencedor 2ª meia-final


Critérios de desempate:
1- confronto directo entre as equipas
2- diferença entre os golos marcados e os golos sofridos
3- número de golos marcados
4- número de golos sofridos

Notas:
1- realização dos jogos cumprindo as regras do Futsal
2- A não comparência injustificada ao jogo é punida com derrota por 3-0
3- vitória= 3 pontos; empate= 1 ponto; derrota= o pontos

sábado, 1 de maio de 2010

Ser Professor

“Ser professor é alimentar-se do conhecimento
e fazer de si mesmo, uma janela aberta para o outro.
Ser professor é conhecer os limites do outro…
E, ainda assim, acreditar que ele seja capaz.
Ser professor é também reconhecer que
todos os dias são feitos para aprender...
Sempre um pouco mais...”

Ninguém nasce professor, é necessário aprender a sê-lo. Exige muitos anos de estudo, trabalho, sacrifício, dedicação e mesmo muito altruísmo.

Um professor tem que aprender o que ensina e o modo de ensinar e, ainda assim, um professor nunca está formado. Tem que aprender sempre. Um professor carrega para toda a vida o ser aluno de si próprio, de estar sempre atento, actualizado, ter os pés bem colocados no presente e os olhos bem focados no futuro. Ser professor é uma obra inacabada. É um depósito onde cabe sempre mais alguma coisa, aprendendo todos os dias.
Ser professor obriga a não ter geração (durante quatro décadas de carreira).

Esta é uma profissão em que se trabalha na escola, em casa, aos sábados, domingos, feriados e madrugada adentro!
É uma profissão que não permite situações do género: hoje preciso de sair meia hora mais cedo, ou o "volto já" justificando a porta fechada. É uma profissão que não se comove com noites mal dormidas, indisposições várias (físicas e psíquicas) ou problemas pessoais. É uma profissão em que, de aula em aula, se tem de repetir o mesmo processo, exigente e desgastante, "conquistando" várias vezes ao longo do dia, um novo grupo de alunos e todos ao mesmo tempo. É uma profissão em que é preciso ter sempre a energia suficiente para, em cada turma, manter a disciplina e o interesse, gerir conflitos, cumprir programas, promover a atenção, a concentração, a motivação e o rendimento.
É uma profissão em que sofremos, ainda, a angústia do nosso próprio desempenho pelo insucesso dos alunos, e que muitas das vezes depende de factores que muitas vezes não controlamos.
É uma profissão de enorme desgaste!

E é, infelizmente, uma profissão que deixou de ser acarinhada ou considerada, e muitas vezes enxovalhada, atacada e desvalorizada.

Ser professor é uma bênção, é um forte orgulho. Quem é professor ama o que faz e não quer ser outra coisa. Ser professor, e assim o sinto, é uma tarefa de grande nobreza, dignidade e de uma enorme responsabilidade na formação moral, intelectual, cultural e cívica de um jovem.
Ser professor é também ter condições humanas para estar à altura de merecer o respeito e consideração da sociedade. O professor é formador, psicólogo, um amigo e por vezes, faz o papel de pai /mãe de muitos jovens mal acarinhados, sem ambiente familiar e necessitando de apoio.
Não haverá por vezes alguma ingratidão na forma como o professor é encarado? A sociedade precisa que os professores sejam heróis para que assegurem o ensino nos momentos mais difíceis e nas condições mais adversas; que sejam santos para que nunca faltem, mesmo quando doentes; que se revelem sensíveis, para que garantam as funções assistenciais e se substituam à família e ao Estado; e que, simultaneamente, se mantenham abertos e flexíveis para aceitarem todas as novas políticas e novas propostas governamentais (mesmo as mais ilógicas).

Mas o gozo e a satisfação em ensinar, ou melhor, ajudar a aprender; a satisfação em mais do que educar para uma profissão, educar para a vida; o sentir-me parte de muitas vidas que acompanhei, que estimei e que sinto saudade… Sim, posso afirmá-lo: gosto mesmo de ser professora!

E ainda mais: o professor contenta-se com pouco: alimenta a sua auto-estima com o sucesso dos outros (os que ensina).

A todos os meus colegas.

Fátima Lucas

"Os Maias", Eça de Queirós


A história de uma família portuguesa, em finais do século XIX, tornou-se uma das obras mais consagradas a nível mundial. Do punho de Eça de Queirós, numa escrita realista que apontava todos os "podres" dos protagonistas, seguimos os Maias. Nas figuras do patriarca Afonso, do traído Pedro e do diletante Carlos apresentam-se três gerações de uma família de elevado estatuto nas lides lisboetas.
O palácio do Ramalhete, o Teatro da Trindade e Sintra são alguns dos palcos da acção. Nestes lugares desfilam personagens-tipo de um tempo "queirosiano": mulheres fatais, políticos corruptos, jovens utópicos que assumem um papel de mudança no futuro do país, para, no fim, nada terem feito.

O incesto também é um tema-chave do livro. O promissor Carlos, médico, de brilhante início de carreira, respeitado pelos seus pares, envolve-se com uma misteriosa dama casada. Depois de algumas peripécias (saber que Maria Eduarda afinal não era pertença de outro homem) e de, finalmente, poder viver livremente aquele amor tão "puro", Carlos da Maia vê o seu mundo ruir: ela era a sua irmã, levada de Portugal pela mãe, aquela Maria Monforte das histórias do avô, aquela que conduziu Pedro ao suicídio.
Eça de Queirós levou oito anos a compor esta saga familiar que, para lá das desventuras amorosas do membro mais novo (Carlos) e das tropelias do seu melhor amigo (João da Ega), também revela um Portugal de fim-de-Século muito contemporâneo. Toda uma sociedade foi alvo do olhar atento, irónico e muito mordaz de Eça. Política, cultura, costumes e rotinas, nada escapou neste grande clássico da literatura.


Fátima Lucas